A Vitamina D interfere na Fertilidade?

Estudos recentes têm sugerido que a vitamina D pode ter impacto na fertilidade e na gravidez. Existem moléculas receptoras da vitamina D nos ovários, placenta, endométrio e nos testículos, portanto em todo o sistema reprodutivo.
Uma pesquisa foi realizada com 132 casais que estavam tentando engravidar pela primeira vez, visando correlacionar os níveis de vitamina D e o tempo para uma gravidez saudável. Os resultados demonstraram uma associação positiva entre o consumo e bons níveis sanguíneos de vitamina D e uma maior chance de concepção e bebês nascidos vivos. A taxa de gravidez foi de 64% nos casais com níveis sanguíneos normais de vitamina D versus 49% quando um dos membros e sobretudo quando a mulher apresentava níveis baixos desta vitamina, já a taxa de nascimentos foi de 59% versus 40%, respectivamente.
Com esses dados, esta pesquisa concluiu que casais e especialmente mulheres com baixos níveis de vitamina D têm menor probabilidade de engravidar, parecendo ser benéfico o consumo de vitamina D para regularização dos níveis, permitindo assim uma melhor fertilidade.
Fonte: Department of Obstetrics and Gynecology, Dartmounth-Hitchcock Medical Center and Geisel School of Medicine. Dartmouth, New Hampshire, EUA. Agosto de 2017.
Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes, especialista em Medicina Reprodutiva e Diretor Técnico da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: