Seis curiosidades sobre o desenvolvimento fetal

O desenvolvimento humano é um processo contínuo, sem fim, que começa imediatamente quando um óvulo de uma mulher é fertilizado por um espermatozoide de um homem.
O desenvolvimento humano começa na fecundação quando um espermatozoide se funde com um oócito para formar apenas uma única célula, o zigoto. Todos nós já fomos formados por apenas uma célula. Já pensou nisso? E, ainda, todas as principais estruturas externas e internas são estabelecidas muito precocemente, durante a quarta e a oitava semana de gestação.
Brotos dos membros superiores, os nossos braços, são reconhecíveis pelo ultrassom, já no dia 26 ou 27 de gestação, como pequenos inchaços nas paredes corpo ventrolateral do pequeníssimo embrião.
Embriões na sexta semana mostram movimentos espontâneos, tais como espasmos do tronco e de membros em desenvolvimento. Incrível!
Na oitava semana de gestação, o embrião tem características humanas distintas. Entretanto, a cabeça ainda é desproporcionalmente grande, constituindo quase metade do embrião!
Ao longo da gestação o modo como o feto percebe suas experiências pré-natais, vão se constituir no modelo das vivências emocionais no decorrer de sua vida. Podemos então dizer que, certamente, a vida psíquica não se inicia com o nascimento, porém é também uma continuidade da vida intrauterina.
Baseado no artigo “Science confirms that human life begins at fertilization” publicado na Revista “Live Action News”.

Compartilhe: