Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

Obesidade afeta também Receptividade Endometrial

Obesidade afeta também Receptividade Endometrial
10 de maio de 2018 Dra. Lilian Serio

A obesidade vem sendo, há anos, associada à infertilidade, em mulheres diminui as taxas de ovulação e a qualidade dos óvulos e em homens a qualidade e quantidade seminal. Mulheres obesas têm alta incidência de infertilidade, de abortamentos e de complicações gestacionais quando comparadas com mulheres magras. Porém, muitos aspectos dos efeitos negativos da obesidade ainda são desconhecidos.

Evidências recentes vêm associando o excesso de peso a uma pior qualidade do endométrio, região interna do útero, onde ocorre a implantação do embrião e o início da gravidez.

Dados de pesquisas recentes demonstram que o excesso de metabólitos (substâncias que são formadas após a metabolização) dos carboidratos parece afetar a função endometrial, causando um estresse oxidativo que impede a completa maturação endometrial, comprometendo a implantação embrionária.

Assim a presença de um ambiente intrauterino alterado pela presença excessiva de metabólitos “tóxicos” teria um efeito negativo na função endometrial, na implantação embrionária e no desenvolvimento da placenta durante a gravidez. Configurando mais um fator, associado à obesidade, que leva à infertilidade e a resultados piores nos ciclos de reprodução assistida, com a fertilização in vitro.

Mais uma vez, dados atuais demonstrando efeitos negativos do excesso de peso na fertilidade. A mensagem que fica é a de se tentar sempre manter bons hábitos de vida que levem a um perfeito equilíbrio corporal e mental, portanto a uma melhor fertilidade.

Fonte: The Hudson Institute of Medical Research. Austrália.

Human Reproduction – Revista da ESHRE (Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia). Abril de 2018.

Texto escrito pela Dra. Lilian Serio. Especialista em Medicina Reprodutiva, Diretora Clínica da Fertibaby Ceará.

 

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*