Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

Obesidade afeta Fertilização in Vitro?

Obesidade afeta Fertilização in Vitro?
19 de Janeiro de 2018 Dr. Daniel Diógenes

Há bastante tempo, já se sabe que o excesso de peso afeta as taxas de gravidez natural. A obesidade afeta diretamente a ovulação. Em termos de tratamentos de reprodução assistida, os dados ainda não são tão claros e ao que tudo indica somente níveis elevados de obesidade afetariam os resultados.

Dados de uma pesquisa recente, realizada na Universidade de Harvard, nos Estado Unidos, evidenciaram que as taxas de gravidez em ciclos de fertilização in vitro (FIV) não foram diferentes quando foram comparadas mulheres com IMC (índice de massa corporal) abaixo de 25 (o considerado normal) e mulheres com IMC entre 25 e 29,9 (o chamado sobrepeso). As taxas de abortamentos, também, não tiveram diferença estatística. Esse estudo especificamente não avaliou os resultados dos tratamentos em pacientes obesas (IMC maiores que 30), muito embora várias pesquisa demonstrem piores resultados nos ciclos de FIV.

Logicamente, quanto melhor a saúde física e portanto quanto melhor o peso e o condicionamento físico, melhor serão as chances de uma concepção natural ou por tratamentos e menores serão os riscos de doenças, como diabetes e hipertensão, durante a gravidez. Os dados desse estudo soam como tranquilizadores para as mulheres com sobrepeso, mas logicamente, sempre se deve buscar o melhor peso antes e durante a gravidez.

A dica é comer melhor e exercitar-se mais.

Fonte: Universidade de Harvard – EUA, Novembro de 2017.

Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes. Médico Especilaista em Medicina Reprodutiva. Diretor Técnico da Clínica Fertibaby Ceará.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*