Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

O que são Sinéquias Uterinas?

O que são Sinéquias Uterinas?
15 de abril de 2011 Dr. Daniel Diógenes
O que são Sinéquias Uterinas? FertibabyCeará responde.
Esta semana realizei uma histeroscopia (exame que permite a visualização interna do útero) e tive como achado uma sinéquia uterina. A paciente ficou apreensiva sobre o diagnóstico, fez pesquisas na internet e vi que realmente este diagnóstico é algo desconhecido para a maioria.
Sinéquias uterinas são “cicatrizes” (aderências) que ocorrem dentro do útero após manipulação cirúrgica, processos infecciosos uterinos ou até radioterapia. Geralmente, ocorrem após uma curetagem pós-abortamento, uma retirada de mioma ou pólipo uterino, ou após uma endometrite (infecção do endométrio, a camada interna do útero).
Algumas vezes, a presença de sinéquias pode levar a quadros de amenorréia (ausência de menstruação).
A Síndrome de Asherman, que foi descrita em 1948 e intitulada como amenorréia traumática, consiste na destruição do endométrio seguida da formação de sinéquias nas paredes da cavidade uterina, ocasionando amenorréia, ocorre em geral após curetagens uterinas.
Assim, a presença de sinéquias uterinas provocando uma diminuição da cavidade uterina e o “bloqueio” da menstruação (tanto mecanicamente, quanto pela diminuição de área “menstrual” uterina) pode levar à dores menstruais excessivas, menstruações com fluxo diminuido e infertilidade.
A infertilidade ocorre devido à diminuição da cavidade uterina, dificultando a implantação do embrião.
O diagnóstico pode ser pensado quando a paciente apresenta os sinais e sintomas acima descritos e pode ser sugerido por exames como ultrassom pélvico e histerossalpingografia, mas será somente confirmado pela histeroscopia.
O tratamento das sinéquias se dá pela sua retirada (lise) realizada durante a histeroscopia, com a possibilidade de uso posterior de hormônios, dependendo do caso.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*