Artigos

14 de agosto de 2019
Share on facebook
Compartilhe
Share on google
Compartilhe
Share on twitter
Compartilhe
Share on linkedin
Compartilhe

Homens que comem muito fast food têm problemas de fertilidade, afirma pesquisa americana

Alimentos processados podem afetar na quantidade e qualidade de espermatozoides.

O grande consumo de fast foods e alimentos processados pode afetar a fertilidade masculina, revela pesquisa da Universidade de Harvard. Uma dieta rica em alimentos como pizza, hambúrguer, batata frita e refrigerantes tende a prejudicar a função testicular de adolescentes do sexo masculino, diminuindo a quantidade e qualidade de espermatozoides presentes na ejaculação.

Isso acontece porque as células reprodutivas masculinas acabam morrendo pelo excesso de estresse oxidativo oriundos dessa comida processada. Por outro lado, aderir a uma dieta baseada em alimentos saudáveis aumenta significativamente a contagem quantitativa e qualitativa de espermatozoides.

A pesquisa foi feita a partir de exames médicos e entrevistas com homens jovens adeptos a diferentes dietas. Os melhores resultados foram encontrados naqueles que seguem a rotina alimentar chamada “prudente”, ou seja, baseada em frango, peixe, legumes e frutas, e a “vegetariana”, baseada em vegetais, leite de soja e ovos. Os que seguem a dieta “ocidental”, com grande consumo de carne vermelha, processados e açúcares, os testes indicaram células produtoras de espermatozoides quase esgotadas.

A pesquisa traz um resultado preocupante, porque, infelizmente, as células produtoras de espermatozoides quando mortas não podem ser recuperadas. A recomendação é aderir a alimentos como carnes brancas, frutas e legumes, a fim de garantir níveis saudáveis de fertilidade.

 

Fonte: Fertility and Sterility. ASRM (Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva). Agosto de 2019.

Texto escrito pela Dra. Lilian Serio. Especialista em Medicina Reprodutiva. Diretora da Clínica Fertibaby Ceará.

Artigos relacionados

× Como posso te ajudar?