Não menstruar faz mal?

Com os modernos tipos de anticoncepção, surgiu uma questão que preocupa tanto a médicos quanto a pacientes. Usar métodos anticoncepcionais que evitam a menstruação ou usar anticoncepcionais continuamente pode causar algum problema de saúde?

Hoje, sabe-se que evitar a menstruação por qualquer período, seja de meses ou anos, não provoca problema algum. A fertilidade não é alterada e nenhuma doença é provocada pela ausência da menstruação. Pelo contrário, o ato de não menstruar traz benefícios, como: redução de sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), redução de cólicas menstruais, menos risco de desenvolver anemia, menos gastos financeiros (pela não necessidade de uso de absorventes), além de uma maior comodidade. Para muitas mulheres, não menstruar é uma conquista da modernidade, com a correria dos dias atuais, com a inserção total da mulher no mercado de trabalho, a possibilidade de não menstruar evita contratempos incompatíveis com as exigências do dia-a-dia.

Portanto, a amenorréia, termo médico para a ausência de menstruação, pode ser hoje utilizada por longos períodos sem trazer prejuízos para a saúde da mulher. Não existem evidências científicas que contra-indiquem esta prática, devendo-se logicamente respeitar as particularidades do uso de quaisquer métodos contraceptivos.

Compartilhe: