Metformina serve para induzir ovulação em pacientes com ovários policísticos?

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma a causa mais comum de anovulação crônica, portanto, uma causa muito comum de infertilidade. Pacientes com essa síndrome apresentam resistência à insulina (que seria a necessidade de uma produção aumentada da insulina para manter a glicemia normal) com grande frequência.
Pacientes com SOP e que tenham diagnóstico de resistência à insulina, podem se beneficiar da utilização da metformina (medicamento que diminui os níveis de insulina sem diminuir a glicemia em pacientes que não tenham diabetes), que pode aumentar a probabilidade de ovulação.
Por este motivo, muitos ginecologistas prescrevem essa medicação como forma de induzir a ovulação, mas a metformina usada isoladamente para este fim não é uma boa escolha!
Existem medicações específicas para induzir a ovulação em mulheres com SOP, que seriam: o citrato de clomifeno e o letrozol. Vários estudos têm demonstrado que esses dois medicamentos tem uma eficácia bem maior em aumentar os ciclos ovulatórios, as taxas de gravidez e as taxas de bebês nascidos vivos, quando comparados ao uso isolado da metformina para induzir a ovulação.
O uso combinado do indutor da ovulação com a metformina, que também é muito prescrito pelos ginecologistas, aumenta as taxas de ovulação e de gravidez, mas parece não aumentar a taxa de bebês nascidos vivos, ou seja, para o resultado que interessa mesmo, que seria ter um filho, o uso da metformina parece não ajudar.
Porém, alguns estudos mostram que se a metformina for usada por 3 meses antes da indução da ovulação e depois mantida durante o processo de indução, aí sim, ela poderia aumentar a taxa de bebês nascidos vivos.
A indução da ovulação é um tratamento simples, que pode ser feito pelo ginecologista geral, mas na prática, o que se vê muito são pacientes com ovários policísticos sendo induzidas erroneamente e postergando as chances da gravidez.
É importante sempre ouvir a opinião de um especialista em medicina reprodutiva, para que cada caso seja corretamente avaliado e para que a medicação correta para induzir a ovulação seja utilizada. O uso inadequado dessas medicações em pacientes acima de 35 anos pode ter um efeito devastador, visto que essas mulheres já têm uma fertilidade diminuída pela própria idade, que diminuiria ainda mais pela “perda de tempo” com tratamentos errados e prolongados.
Ovários policísticos, endometriose, alterações nas trompas, todos são fatores que diminuem a fertilidade, mas não podemos esquecer que a idade avançada, além dos 35 anos e sobretudo ao redor dos 40 anos, é, hoje, a principal causa de infertilidade mundial. O tempo é implacável e não para.
Fonte: Role of metformin for ovulation induction in infertile patients with polycystic ovary syndrome (PCOS): a guideline. (O papel da metformina na indução da ovulação em paciente inférteis com SOP: uma orientação).
Practice Committee of the American Society for Reproductive Medicine, Birmingham, Alabama, EUA.
ASRM – American Society for Reproductive Medicine. Setembro de 2017.
Texto escrito pela Dra. Lilian Serio, Especialista em Medicina Reprodutiva e Diretora da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: