Idade da Mulher – Fundamental

Fertilidade 02

Para iniciar o ano, mais um artigo enfatizando a importância da idade da mulher na fertilidade. Diversas vezes, enfatizamos, aqui neste blog, por meio de diversas pesquisas publicadas nos principais jornais internacionais, a importância fundamental da idade na manutenção de uma boa capacidade fértil e portanto na capacidade de engravidar.
Pesquisadores japoneses, da Universidade de Kanazawa, avaliaram a influência da idade da mulher na velocidade de desenvolvimento embrionário em ciclos de fertilização in vitro (FIV). Assim, avaliaram também como a idade e a velocidade de crescimento embrionária afetam as taxas de gravidez e de bebê em casa (resultado final e mais desejado). Os dados dessa pesquisa foram publicados em outubro de 2014, na Reproductive BioMedicine, um jornal internacional voltado para pesquisa biomédica em reprodução humana.
Esta pesquisa demonstrou que a velocidade de desenvolvimento embrionário até se atingir o estágio de blastocisto (embrião bem desenvolvido) pareceu ser o parâmetro mais importante para classificar a qualidade embrionária e que quanto maior a idade da mulher e quanto mais tempo o embrião levou para atingir o estágio de blastocisto, menores foram as taxas de gravidez. Também, foi observado que em idades mais avançadas menos embriões conseguiram se desenvolver até o estágio de blastocisto ou então levaram um tempo maior para atingir esta fase final de desenvolvimento.
Mais uma vez, têm-se dados que demonstram como a idade feminina é importante e fundamental para a geração de novas vidas. Não há como parar o tempo, o envelhecimento faz parte da natureza humana, temos que aceitar este fato e antecipadamente aprender a lidar com ele, isso significa planejar com antecedência uma futura gravidez ou procurar preservar a fertilidade através do congelamento de óvulos e/ou embriões antes que seja tarde demais.
Essa é uma mensagem que tem que ficar bem esclarecida e por mais que pareça ser insistente e até chato, essa realidade não permite que escondamos embaixo do tapete algo de tamanha importância.
Que 2015 seja mais FÉRTIL que 2014!!! Que venha 2015!!!

Compartilhe: