Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

Homens mais velhos, também, podem diminuir a Fertilidade do casal

Homens mais velhos, também, podem diminuir a Fertilidade do casal
6 de maio de 2019 Dra. Lilian Serio

Muitos casais não sabem, mas o avanço da idade, também, influencia diretamente na fertilidade masculina. A partir dos 40 anos, os níveis de testosterona começam a diminuir cerca de 1% ao ano, é o que afirmam especialistas na área.

Outro ponto importante neste processo é a fragmentação do DNA do espermatozoide que aumenta com a idade, o que dificulta a gravidez espontânea e também pode impactar nos procedimentos de reprodução assistida, como na fertilização in vitro.

O homem produz espermatozoides constantemente durante sua vida, embora, também, haja um declínio da fertilidade com a idade. É importante ressaltarmos que homens mais velhos produzem menos testosterona, o que leva à diminuição da fertilidade e a um maior risco de alterações genéticas para o futuro bebê.

As mutações genéticas podem ocorrem no DNA do espermatozoide, levando a doenças genéticas na prole, existem algumas evidências, não tão fortes, que a idade do homem poderia estar ligada a uma maior chance de autismo nos filhos, por exemplo.

Sem dúvida alguma, a idade de homens e mulheres é um ponto fundamental para se ter uma boa fertilidade e para diminuir os riscos de doenças genéticas e mal-formações nos filhos.

Não se deve nunca postergar a busca pela gravidez para após os 35 anos, sobretudo da mulher.

Fonte: Fertility and Sterility. Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM). Maio de 2019.

Texto escrito pela Dra. Lilian Serio. Especialista em Medicina Reprodutiva. Diretora da Clínica Fertibaby Ceará.

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*