Hiperprolactinemia

hipof8

Uma das principais causas hormonais de infertilidade é o aumento dos níveis do hormônio prolactina, a chamada hiperprolactinemia.
A prolactina é o hormônio responsável pela produção do leite após o parto, portanto, sua produção deve ocorrer no período da lactação. Fora deste período, o seu aumento significa alteração hormonal que pode provocar dificuldade para engravidar e também uma chance maior para abortamentos.
Diversas são as causas de hiperprolactinemia, como:
1- Uso de medicações que estimulam a produção deste hormônio.
2- Hipotireoidismo (outra alteração hormonal).
3- Traumas cerebrais.
4- Tumores (micro e macroadenomas hipofisários) na hipófise (a glândula onde é produzida a prolactina e que fica localizada no cérebro).
5- Causa desconhecida (idiopática)
6- SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos
Na maioria das vezes, não se consegue identificar a causa da hiperprolactinemia. De uma forma ou de outra, na grande maioria das vezes o tratamento é simples, feito com medicações de uso oral e  de fácil controle.
A hiperprolactinemia pode, também, afetar os homens, podendo provocar queda na quantidade e qualidade dos espermatozóides, levando a quadros de infertilidade.
Em resumo, trata-se de uma doença de fácil diagnóstico e manuseio, mas que deve ser sempre encarada no início de uma investigação de uma casal com dificuldade de engravidar.

Compartilhe: