Exercícios Físicos podem interferir diretamente na Capacidade Reprodutiva de homens e mulheres

exercicios com moderacao

É fato que a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada são fundamentais à manutenção do peso e, como decorrência, de condições mais saudáveis de vida, mas os excessos podem vir a causar um problema na capacidade reprodutiva do ser humano.

Estudos apontam que uma quantidade exagerada de exercícios pode causar problemas relacionados à diminuição da produção de espermatozoides e, na mulher, podem afetar a ovulação. No entanto, pesquisas recentes realizadas pela Boston University School of Public Health sugerem que acrescentar caminhada leve à rotina pode melhorar a fertilidade das mulheres que estão tentando engravidar.

Tudo depende da quantidade de vezes do exercício executado. É possível melhorar ou piorar a fertilidade, de acordo com a quantidade de exercícios que você faz. É necessário fazer exercícios de baixo impacto e por um período ideal. O principal problema do excesso da atividade física é que ela pode ocasionar uma perda anormal de peso, levando a um decréscimo significativo nas taxas dos hormônios sexuais, decisivos para o desenvolvimento dos óvulos e espermatozoides.

De acordo com as pesquisas, para homens que praticam o ciclismo, evidenciou-se que pedalar mais de cinco horas por semana pode acarretar uma diminuição na quantidade de espermatozoides e uma diminuição na velocidade de movimentação dos mesmos, ou seja, mais de cinco horas de pedalada por semana levou a espermatozoides em menor número e mais lentos. Este fato deve-se provavelmente à compressão exercida pelo selim (banco da bicicleta) na região genital e pelas temperaturas maiores nesta região devido ao uso de vestimentas específicas para o ciclismo.

Não se deve deixar de lado a prática de exercícios físicos, ela coloca o corpo para se mexer constantemente, controlando a inflamação e a produção de radicais livres. Além disso, aprimora o fluxo sanguíneo e a distribuição de oxigênio.

É necessário conversar com um professor de educação física e com um médico especialista em medicina reprodutiva, entender os limites do corpo e conseguir equilibrar os dois desejos: a prática de exercício físico e o desejo de ter um filho.

Fonte: Human Reproduction. Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE). Maio de 2019.

Texto escrito pelo Dr. Daniel Diógenes. Especialista em Medicina Reprodutiva. Diretor-Técnico da Clínica Fertibaby Ceará.

Compartilhe: