Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

Espermograma: quando devo fazer?

Espermograma: quando devo fazer?
8 de março de 2018 Dr. Daniel Diógenes

O espermograma ou análise seminal é um exame que verifica a produção de fluídos da próstata, da vesícula seminal e dos espermatozoides pelos testículos. Esta análise é feita em uma amostra de sêmen coletada por masturbação, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde.

O teste geralmente é solicitado por um urologista ou por médicos especialistas em reprodução humana, por endocrinologistas e por oncologistas. O exame também é indicado para homens que fizeram vasectomia e buscam confirmar o sucesso ou o fracasso da cirurgia.

Geralmente os parâmetros avaliados no espermograma são: o volume e a liquefação do sêmen, a concentração, o número, o tamanho, a velocidade e a motilidade dos espermatozoides.

Este exame é muito importante por apontar dados sobre a saúde reprodutiva do paciente e condições da próstata. Pode ser indicado quando casais estão tendo problemas para engravidar, assim, através da contagem e da análise morfológica dos espermatozoides, este exame pode auxiliar ou definir a possível razão da infertilidade.

É importante observar o tempo de abstinência sexual (relações sexuais e masturbação) para realizar o espermograma. De acordo com a Organização Mundial da Saúde o ideal é que sejam de 2 a 5 dias. As ejaculações frequentes causam alterações no sêmen ejaculado para o exame, como por exemplo, volume e concentração de espermatozoides reduzidos, já uma abstinência prolongada, causa mudanças na motilidade e na vitalidade dos espermatozoides podendo levar a erros na sua análise e interpretação dos resultados.

A infertilidade é um problema sério que pode afetar a vida de muitos casais que desejam engravidar, mas que é muitas vezes reversível.

Texto escrito por Franciele Osmarini Lunardi, Bióloga, possui Pós-doutorado em Farmacologia pela Faculdade de Medicina no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará, Doutora em Reprodução e Embriologista da clínica de reprodução humana assistida Fertibaby Ceará.

 

 

1 Comentário

  1. edvania martins 1 ano atrás

    ola gostaria de sabe em torno de quanto esta a fertilização in vitro ? fiz minha laqueadura meu noivo não tem filhos então esse e um sonho para ele . ja tenho três filhos tenho 32 anos obrigada desde de ja agradeço a atenção !

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*