Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

Como a L-carnitina pode melhorar a Fertilidade?

Como a L-carnitina pode melhorar a Fertilidade?
25 de janeiro de 2019 Dra. Nara Parente

A L-Carnitina é um dipeptídeo (parte de uma proteína) formado pelos aminoácidos Lisina e Metionina. Possui diversas funções importantes para o organismo que vão desde o transporte de gorduras para gerar energia, como na preservação da massa muscular. Embora seja produzida pelo organismo, a suplementação L-Carnitina pode ter efeitos na redução de gordura corporal, aumento da massa muscular e na melhora da fertilidade masculina e feminina.

A L-Carnitina parece poder melhorar a saúde de óvulos e espermatozoides. Em espermatozoides ela parece favorecer o aumento de energia para uma boa movimentação, garantindo assim viabilidade e motilidade adequadas. Em mulheres, ajuda no amadurecimento do óvulo, favorecendo a ovulação inclusive em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP). De maneira geral, tem ação antioxidante, com efeitos contra o envelhecimento, promovendo o aumento dos níveis de hormônios sexuais.

Na síndrome dos ovários policísticos (SOP) atua na redução dos níveis de glicose no sangue com efeitos na perda de peso e melhora da composição corporal, além de potencialmente melhorar a ovulação.

Dados de uma pesquisa em mulheres com SOP e uso de citrato de clomifeno (medicamento para induzir ovulação), indicaram que as que associaram a suplementação de L-carnitina tiveram maiores taxas de ovulação (64,4% vs.17,4%) e gravidez (51,5% vs. 5,8%).

Portanto, a L-carnitina parece ter um papel de melhoria da fertilidade, sobretudo em quadros de alterações metabólicas.

Fonte: Agarwalet al. Role of L-carnitine in female infertility. Reproductive Biology and Endocrinology (2018).

Texto escrito pela Dra. Nara Parente. Nutricionista Especialista em Fertilidade. Nutricionista da Clínica Fertibaby Ceará.

 

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*