Atendimento ao Cliente: +55.85.3182.8300 - 3182.8800 - 98676.8008 / contato@fertibabyceara.com.br

A Idade Avançada do Homem afeta a Fertilidade?

A Idade Avançada do Homem afeta a Fertilidade?
24 de julho de 2018 Dra. Lilian Serio

Num mundo com tantas pressões sócio-econômicas, já não é surpresa que mais e mais casais optem por adiar uma primeira gravidez, em busca de uma maior estabilidade financeira e social. Porém, esse adiamento pode resultar em um importante declínio da fertilidade tanto da mulher quanto do homem, levando a um gasto maior, tanto de tempo quanto financeiro, pela necessidade de muitas vezes terem que se submeter a um tratamento de reprodução assistida.

A maioria dos casais têm consciência da importância da perda da fertilidade feminina com o avançar da idade, mas pouco se preocupam com a idade masculina. Entretanto, a fertilidade do homem é, também, afetada pelo envelhecimento, assim como acontece com as mulheres, muito embora de uma forma mais lenta e mais tardiamente.

Seguem alguns dados obtidos em pesquisas científicas:

1- Homens com mais de 45 anos levam 5 vezes mais tempo para atingir uma gravidez quando comparados a homens de 25 anos.

2- Homens com mais de 35 anos parecem ter 50% menos chance de atingir uma gravidez no período de um ano, quando comparados a homens abaixo dos 35 anos.

3- A idade avançada do homem parece impactar negativamente todos os parâmetros seminais, como: concentração (quantidade), motilidade (movimentação) e vitalidade.

É impossível saber exatamente quais as causas do declínio da fertilidade masculina com o avançar da idade. O dano no DNA do espermatozoide avança e os fatores ambientais de agressão, como alimentação, temperaturas elevadas, ar contaminado, entre outros, são capazes de, ao longo dos anos, provocar danos cada vez maiores e irreversíveis.

O fato é que assim como nosso corpo em geral e nossa saúde, a qualidade e quantidade dos espermatozoides cai com o envelhecimento, num processo natural. A idade avançada masculina, também, está ligada a um aumento do risco de mal-formações fetais e parece estar ligada a um aumento dos casos de autismo nos filhos, sobretudo após os 50 anos paternos.

A mensagem que fica é que a postergação da gravidez não deveria ser indicada após os 35 anos do casal, muito embora os maiores problemas em homens tendam a se agravar após os 45/50 anos de vida. Todo cuidado é pouco quando se trata de buscar uma gravidez após os melhores anos de vida fértil.

Após a quarta década de vida a fertilidade humana entra em um declínio acentuado e irreversível. A idade é fundamental tanto para mulheres quanto para homens, ou seja. A idade é imprescindível para a boa fertilidade dos seres humanos.

Fonte: Andrology and IVF Laboratories, Department of Surgery, University of Utah School of Medicine, Salt Lake City, Utah, EUA. Fertility and Sterility, revista mensal da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM). Julho de 2018.

Texto escrito pela Dra. Lilian Serio. Especialista em Medicina Reprodutiva. Sócia-Diretora da Clínica Fertibaby Ceará.

 

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*